Rueda se dá mal e fica muito perto de ser expulso do Santos
O Santos segue em processo de reformulação desde o fatídico rebaixamento no final de 2023. Dentro e fora de campo, o clube tem se movimentado para poder restaurar a história escrita ao longo dos seus quase 112 anos de existência.
Nesse contexto, a diretoria juntamente com o Conselho Deliberativo do Peixe, analisaram as contas do ex-presidente do Santos, Andres Rueda, na última quinta-feira (4) e, como previsto, foram reprovadas pelo Conselho. O fato complica a situação de Rueda dentro do clube que, apesar de não ser mais presidente, deve sofrer sanções.
O conselho seguiu o relatório da comissão fiscal que pediu a reprovação das contas, por entre outros, ação temerária no acordo com Krasnodar e endividamento do clube. Agora, a comissão de inquérito e sindicância vai analisar os fatos e Andres Rueda pode ser expulso do quadro associativo.
Rueda está muito próximo de ser expulso do Santos. Caso seja confirmado, o ex-presidente deverá ser banido do clube por até 10 anos, ficando impossibilitado de se candidatar para qualquer cargo nesse período de tempo.
Além disso, o Conselho Deliberativo do Peixe estuda a possibilidade da retirada dele do quadro associativo do clube pelo mesmo período de tempo. Andrés Rueda é considerado por muitos torcedores e comentaristas esportivos como o pior presidente da história do clube, devido às sucessivas decisões questionáveis e ao rebaixamento do time.
Rueda assumiu a presidência do Santos em 2021 e comandou até o final de 2023. O ex-mandatário teve 3936 votos, entre online e presenciais, tendo mais que o dobro de registros do que o segundo colocado, Rodrigo Marino, que obteve 1171.
Em dezembro de 2023, em sua última semana de mandato, Andrés Rueda foi o PRIMEIRO presidente da história do Santos FC a rebaixá-lo para a Série B do Campeonato brasileiro de futebol, após uma derrota de 2×1 contra o Fortaleza, do estado do Ceará, assim decretando o rebaixamento histórico.